terça-feira, 3 de maio de 2011

O que é argumentar? - Olimpíada de Língua Portuguesa- 2010.

      Argumentar é, pois, expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma a persuadir o ouvinte/leitor. Para isso, é necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convincente, baseado na verdade, e que influencie o outro, levando-o a pensar/agir em conformidade com os nossos objetivos.
Valor da argumentação.

1- Em dupla, vocês deverão refletir o valor que a argumentação pode ter na condução da vida pública de uma comunidade, de uma cidade, de um Estado ou de um país, bem como no cotidiano das pessoas, especialmente em situações que pareçam difíceis, com base no texto abaixo:

Argumentar em situações difíceis 

       O que é uma “situação difícil”? Em geral é uma situação que se caracteriza pela violência indesejada que carrega. Apesar de inúmeros progressos realizados com relação a essa questão, a violência continua enraizada no cerne de nossas vidas diárias [...] Diante de uma situação difícil, de uma violência que atravessa nosso caminho, temos apenas três opções à nossa disposição:
• recorrer à violência;
• fugir;
• tomar a palavra, tentar argumentar a fim de defender nossas posições e, ao mesmo tempo, pacificar a situação.
(Philippe Breton. Argumentar em situações difíceis. Barueri: Manole, 2005.) 

2- Agora, vocês deverão chegar a uma conclusão e fazer uma exposição oral, seguida de discussão coletiva, a cerca dos resultados. Apontando os pontos comuns e divergentes.

3- Com a palavra no papel

       Produza uma matéria assinada, destinada ao jornal mural, que deverá abordar a violência relacionada à intolerância e preconceito envolvidos nas agressões. “O que justifica uma atitude hostil contra gagos, negros, mulheres, obesos, portadores de qualquer deficiência...?”; “Como essas agressões ocorrem?”; “Podemos/ devemos conviver com este tipo de comportamento?”; entre outros.
       Opinar a respeito das notícias que foram publicadas no jornal mural, apontando alguma forma de opor-se às hostilidades e combatê-las no ambiente escolar, por exemplo: “identificação dos conflitos presentes na escola e promoção dos debates a esse respeito”; Discussões regulares sobre os preconceitos mais comuns” etc.



Fonte: Retirado do Caderno de Atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo o Futuro e adaptado para trabalho em sala de aula.
Professora:  Patrícia Nara da Fonsêca Carvalho

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