Valor da argumentação.
Argumentar em situações difíceis
O que é uma “situação difícil”? Em geral é uma situação que se caracteriza pela violência indesejada que carrega. Apesar de inúmeros progressos realizados com relação a essa questão, a violência continua enraizada no cerne de nossas vidas diárias [...] Diante de uma situação difícil, de uma violência que atravessa nosso caminho, temos apenas três opções à nossa disposição:
• recorrer à violência;
• fugir;
• tomar a palavra, tentar argumentar a fim de defender nossas posições e, ao mesmo tempo, pacificar a situação.
(Philippe Breton. Argumentar em situações difíceis. Barueri: Manole, 2005.)
3- Com a palavra no papel
Produza uma matéria assinada, destinada ao jornal mural, que deverá abordar a violência relacionada à intolerância e preconceito envolvidos nas agressões. “O que justifica uma atitude hostil contra gagos, negros, mulheres, obesos, portadores de qualquer deficiência...?”; “Como essas agressões ocorrem?”; “Podemos/ devemos conviver com este tipo de comportamento?”; entre outros.
Opinar a respeito das notícias que foram publicadas no jornal mural, apontando alguma forma de opor-se às hostilidades e combatê-las no ambiente escolar, por exemplo: “identificação dos conflitos presentes na escola e promoção dos debates a esse respeito”; Discussões regulares sobre os preconceitos mais comuns” etc.
Fonte:
Retirado do Caderno de Atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa- Escrevendo
o Futuro e adaptado para trabalho em sala de aula.
Professora: Patrícia Nara da Fonsêca Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário