A cada década que passa o modo do jovem pensar e agir muda gradativamente. As influências quase sempre são as mesmas, que são elas a publicidade e propaganda. A moda, a cultura e as ideologias que vão surgindo, é transmitida para todos, impondo as novas tendências de cada época.
Na década de 60, os jovens estão começando a mostrar suas ideias. Nessa época, toda expressão artística era proibida. Alguns estudantes já participavam de passeatas e protestos contra o regime militar, mas o que eles ganhavam em troca eram universidades destruídas e muitos reféns. Toda essa opressão não impediu que os anos 60 fossem a década mais revolucionária, com o surgimento dos hippies, da pílula anticoncepcional, da revolução feminina e da liberação sexual. Aparecem no contexto, ídolos da cultura pop e líderes políticos e sociais, como os Beatles, Rolling Stones, John Kennedy, Martin Luther King, Fidel Castro e Che Guevara.
Na década de 70, o regime continuou com todas as censuras artísticas, mais nada impedindo com que os jovens lutassem pela liberdade de expressão. Foi o tempo das discotecas, brilhantinas e de novos estilos musicais. Os compositores começam a driblar a censura, com palavras metafóricas. Na moda, o estilo hippies, com sapatos altos e roupas bem largas.
Já na década de 80, chega o fim do regime militar e enfim a tão desejada liberdade de expressão começa a ser usada. A década também foi conhecida como o fim da idade industrial e início da idade da informação. Foi o tempo de novos gêneros musicais: o surgimento do heavy metal, das músicas eletrônicas e do grande sucesso de Michael Jackson, com o seu disco mais vendido – Thriller. A tecnologia também avança, com o desenvolvimento de CDs, do computador pessoal e de videocassetes. E a grande influência dos anos 80 foi a ‘geração coca-cola’, aonde a influência vem dos norte americanos de estarmos usando seus produtos tanto comerciais tanto industriais.
Até os dias atuais, o modo de pensar de cada jovem vai sofrendo mudanças. A grande influência ainda vem do marketing, alienando as pessoas, fazendo com que ocorra o surgimento de modinhas e seguidores para elas.
Texto da aluna Isabella de Brito, do 5º período "A"
Por: Alexandre Sampaio
Por: Alexandre Sampaio