Não durma no ponto. Faça bem seu dever de casa, busque informações exclusivas, impressione nas lições.
Dominar um conhecimento é a melhor arma para fugir das panelinhas violentas de uma escola. Às vezes, alguns estudantes esquecem que o objetivo de sua presença no colégio é se preparar o melhor possível para a guerra do primeiro emprego, o crescimento intelectual, tornando-se um adulto consciente de de seus talentos e responsabilidades. Brigas, picuinhas, fofocas e outras algazarras só servem para atrasar seu caminho rumo à independência e ao sucesso. O melhor a fazer é se esforçar para ser fera no aprendizado, destacar-se por sua sabedoria, em meio a gente sem noção que se entrega aos seus instintos animalescos.
Planejar seu desempenho na aula, por exemplo, é uma tarefa básica no treinamento de suas habilidades de comunicação. Antes de conseguir seu emprego, você já vai exercitando como captar ideias, expressar opiniões, impressionar a plateia. Comece isso com seus professores, que costumam valorizar mais quem mostra iniciativa, incentiva o debate e tem na ponta da língua o conteúdo das disciplinas. Nessa luta para conseguir boas notas, surgem inimigos: a preguiça, a baixo autoestima, o interesse por outras coisas, como lazer e namoros.
A leitura de obras de referência pode ser sua aliada no seu trabalho de conseguir conhecimentos exclusivos, mais aprofundados, ou em resumos que servem de bússola para uma rápida navegação sobre as linhas gerais de um assunto. Em outras palavras: tenha sempre uma carta na manga na hora em que faltar tempo para preparar sua participação nas aulas.
Autor desconhecido
Por: Gabriela Lemes